segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A Física explica a Mulher ou como um reputado cientista caminha para a insanidade total


Geoffrey B. West , presidente do reputado instituto Santa Fe, especialista em sistemas complexos, considerado pela revista Time, como uma das pessoas mais influentes do planeta.

Um dia este físico decidiu dedicar-se a uma questão que o inquietava há anos: a complexidade da mulher.

"É difícil condensar a ideia em poucas frases- argumenta Geoffrey- é como a pornografia, não sei defini-la, mas reconheço-a quando a vejo. Um sistema complexo é composto por muitos elementos que se relacionam por meio de regras simples, e estas interações produzem fenómenos emergentes. Compostos por uma mão-cheia de interligações e redes hierarquizadas e ramificadas. Por isso é tão excitante tentar entender como funcionam.
Compreender uma mulher é como resolver um puzzel enorme! Ao resolve-lo, descobrimos que a simplicidade está escondida sob o manto mais complexo. Quando olhamos para uma mulher,

é tudo tão complicado que pensamos: "Oh Meu Deus, isto é um compromisso tremendo!"


Perceberam?
E para ilustrar o "tremendo" desafio a que se propôs Geoffrey, deixo aqui um excerto do último programa da prova oral: "Fobia ao compromisso" que pode ser escutado na íntegra aqui


Minuto 41
Andreia- "(...) os homens andam a desaparecer! ou viram gays, ou são casados e é muito complicado. Eu falo da minha situação eu estou há um ano e meio e não só, algumas amigas minhas também, são bonitas, descomprometidas, bem dispostas, boas raparigas, mas não há homens! isto é, gostavamos de ter um relacionamento mas não há homens! (...) é muito complicado!os homens assustam-se!não sei o que é que se passa!"

entretanto, Alvim e Cátia, convidam os ouvintes a entrarem em contacto com a Adreia e sugerem a esta que deixe um endereço de e-mail. Andreia recusa com receio de invasão de privacidade e no minuto seguinte chovem mensagens de homens desejosos de conhecer Andreia que continua escusar-se deixar um endereço dizendo que depois dá uma olhadela(!!!) aos comentários deixados no blog da prova oral.

PS: Geoffrey, amigo, se chegares a uma conclusão e ainda estiveres sano, por favor manda-me um e-mail!

Para saber mais:
http://www.santafe.edu/

1 comentário:

Bluebluesky disse...

Como mulher, tenho a dizer que de uma forma geral me sinto a pessoa mais simples do mundo, que inúmeros factores circunstanciais fazem parecer um bicho complicadissimo em diversas situações. :)