terça-feira, 20 de outubro de 2009

Set them free...

Já olharam bem nos olhos de um cão? E sentiram a cauda a abanar doida como quem sorri desarmado ao ver uma pessoa querida? E quando, com tanto sítio confortável para se aninhar, escolhe precisamente os nossos pés? E quem nunca levou uma lambidela quando toldado pela tristeza se distrai e deixa cair a cabeça ao nível do nosso amigo?

E de um cão abandonado? Já olharam? Não. Porque além do olhar triste por ter perdido os donos, o cão atribui a si próprio a culpa de ter sido abandonado, e isso para quem tem escrupulos, é insuportável.

Tive um cão que não sabia nadar e tinha pavor de água, mas quando me via mergulhar no rio, confundia as minhas braçadas como um esbracejar de quem está aflito. E lá se atirava ele ás escuras águas do rio em meu auxílio, quase se afogando, numa demonstração de coragem que poucos exemplares da espécie humana conseguiriam imitar.

E há os cães que guiam cegos. Ajudam os pastores. Os policias. Detectam drogas, explosivos e pessoas soterradas. Ou simplesmente fazem companhia a quem já não tem mais ninguém.

Adoro e admiro profundamente estes seres que tem um verdadeiro amor incondicional pelos seus donos. Gosto de lhes olhar no fundo dos olhos para tentar imaginar-lhes os sentimentos. O que sente um cão quando encontra um moribundo soterrado debaixo de escombros? E um cão que vive com um idoso que é a sua única companhia? E um cão prisioneiro de uma corrente, que vê uma criança brincar com uma bola?

Tropecei AQUI e não pude deixar de ficar indiferente.


tenho tantas saudades do meu cão

5 comentários:

Anónimo disse...

Realmente os cães são leais e sinceros... mtos de nós não lhes damos o devido valor, e nem nos apercebemos do tempo e do espaço que eles precisam...
Já passei por várias situações e vi os cães (ou gatos) em situações terriveis...
e dói saber e ver isso...
mas se "o homem" não sabe na maior parte das vezes cuidar de si, nem muitas vezes cuidar dos filhos como deve ser, que dizer então de um animal....

100 remos disse...

Sou completamente louca por cães, exactamente por tudo o que escreveste. São de uma lealdade sem fim, muitas vezes não merecida sequer.

Francesa disse...

Os momentos que passo com a minha amiga de quatro patas sao os melhores do meu dia. O facto de ter um cão exige sacrifícios, mas valem mil vezes a pena:) "Je ne regrette rien"

C. Moniz disse...

nunca pensaste em adoptar um?

L'etranger disse...

Muitas vezes, mas neste momento não tenho condições, tempo e espaço...

mas espero um dia voltar a partilhar momentos com um amigo de quatro patas